top of page
  • Foto do escritorJosi Paganini

Manifesto de Marca: o que é e como escrever o seu!

Mais do que palavras bonitas em uma folha de papel e um design legal para postar no Instagram, o manifesto de marca é uma declaração dos valores e missão do seu negócio. É nele que que o seu negócio abraça posicionamentos e declara seu posicionamento, abraça causas e crenças e apresenta seu propósito de forma clara aos seus clientes. Resumindo: Um manifesto é “uma declaração escrita declarando publicamente as intenções, motivos ou pontos de vista de seu emissor”.


Em 2012, o manifesto de marca da empresa Holstee se tornou viral e reacendeu a chama da comunicação dos propósitos de cada marca de forma intencional. Declarar para que seu negócio veio ao mundo e porque ele é diferente de todo o restante.


“É a sua vida. Faça o que você ama e o faça com frequência. Se você não gosta de algo, mude-o. Se não gosta do seu trabalho, saia dele. Se você não tem temo suficiente, para de assistir TV. Se você está procurando pelo amor da sua vida, para; Ele vai estar te esperando quando você começar a fazer as coisas que você ama. Pare de analisar demais, a visa é simples. Todas as emoções são bonitas. Quando comer, aprecie cada último pedaço. Abra sua mente, braços e coração para novas coisas e pessoas, nós somos unidos nas nossas diferenças. Pergunte à próxima pessoas que você ver qual é a sua paixão e compartilhe seu sonho inspirador com ela. Viaje frequentemente; Se perder vai te ajudar a se encontrar. A vida diz respeito às pessoas que você encontra, e o que você cria com elas, então saia e comece a criar. A vida é curta. Viva seu sonho e compartilhe sua paixão

Ok. Manifesto é a declaração do meu propósito. Mas como escrever o seu?


Conheça o seu negócio e seu publico: Antes de tudo é preciso ter um propósito para declarar e saber exatamente com quem estamos conversando. Manifesto de marca sem causa, sem valores e sem aquilo que sua marca a credita é só uma coleção de frases de efeito.


Monte um roteiro: Agora que você já tem seu propósito e valores claros, monte um roteiro do que você quer apresentar ao mundo. O que você faz? Por que você faz? Como você faz? O que te motiva a continuar fazendo isso todos os dias? Pelo que sua marca quer ser lembrada daqui a 10, 20, 50 anos? Anote todas as ideias e comece a escrever.


Tenha coerência: Manifesto sem ação é – de novo – um monte de frases de efeito em um pedaço de papel. Antes de declarar seu propósito ao mundo tenha certeza de que seu negócio vive essa realidade no dia a dia. De que sua marca esta REALMENTE fazendo algo para cumprir com esses valores.


Impacto e Paixão: Um bom manifesto tem que inspirar! O objetivo dele é mostrar para que sua marca veio ao mundo de forma apaixonada e apaixonante. Seja autentico, explore as emoções, cause sentimento em quem está do outro lado.



Pra te inspirar, separamos o manifesto da Zuzu Lab para você acompanhar e conhecer um pouco mais do que acreditamos. Se quiser – e compartilhar da nossa causa – você pode baixar nosso PDF no foto aqui ao lado ( é só clicar).






MANIFESTO ZUZU LAB


Somos movidas pela criatividade! Pelo desejo de Empreender, Conectar, e Empoderar nós mesmas e outras mulheres no caminho.

Lutamos pela equidade da mulher e acreditamos que todos podem ser agentes de mudanças! Tudo isso com criatividade, Inovação, uma pitada de sarcasmo e bom humor. Valores que nos movem criar, pensar fora da caixa e criar novos caminhos!

Acreditamos na força econômica da mulher.

Acreditamos no empreendedorismo como ferramenta de empoderamento.

Acreditamos que a vida é mais que trabalho.

Empreender para gerar renda, para criar futuro, para ser protagonista, para libertar. Empreender para conquistar independência, ser dona das próprias escolhas e decisões.

Acreditamos em comunidade.

Em colaboração acima de competição

Acreditamos que há lugar para todo mundo!

Nossa comunidade é para quem busca uma internet mais legal, onde o conteúdo inspira e nossa principal influenciadora é aquela amiga que está batalhando pelo seu futuro ai nosso lado! E para mulheres que não tem problema em deixar de seguir qualquer um na internet que não te faça sentir informada, inspirada ou empoderada. É para mulheres que querem mudar sua história e abrir caminho para as próximas gerações.

Não temos medo de errar, de testar e de recomeçar quantas vezes necessário. Temos medo de não aprender com nossos erros, de desanimar e de não expressar nossa criatividade.

Errar, mas errar rápido e seguir tentando!

Somos um laboratório criativo feito POR e PARA mulheres e como tal incentivamos nossa comunidade a se tornarem protagonistas das suas vidas, sonhos e carreiras.



Manifesto Zuzu Lab

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page