top of page
  • Foto do escritorJosi Paganini

Uma empresa de sucesso é muito mais que um perfil no Instagram


Empreender envolve GESTÃO: de recursos, de tempo, de pessoas. Empreender envolve conciliar nossos sonhos como pessoas físicas e tudo aquilo que imaginamos para a nossa pessoa jurídica. Sim, uma empresa é muito mais que um perfil nessa rede sociais. Marketing digital também não se resume a quantas vezes você posta no feed, stories, IGTV ou reels.


Quando resolvemos colocar nosso negócio no mundo, estamos deixando pra trás não só a segurança de uma renda fixa da CLT, mas também o conforto de não sermos as responsáveis por tomar decisões que na grande maioria das vezes repercutem na vida de outras pessoas. Empreender é entender que vamos errar muitas vezes, vamos tropeçar e recomeçar de novo ( e não, essa frase não é um pleonasmo para a empreendedora).

Fica pior quando estamos falando de mulheres por trás dos negócios. Na grande maioria das vezes começamos por não enxergar alternativa quando temos família, casa e filhos para conciliar. 48% das mulheres começam uma empresa por necessidade, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor.


Não é à toa que um dos principais erros como abrimos nosso negócio é não separar as contas pessoas das contas da empresa. Usamos o cartão corporativo para fazer mercado, o saldo do último trabalho pra pagar o aluguel do apê, nossa reserve da emergência para comprar equipamento novo pra empresa. Eu sei como e, já cometi esse erro, sei o estrago que ele causa não só na nossa vida.


Outro grande erro é não planejar onde quer chegar durante essa jornada. Eu sei, eu sei, você tem horror a metas, planejamento te dá arrepios, orçamentos, relatórios te dão pesadelos. Mas sem saber onde você quer chegar e não medir o progresso desse caminho são receitas para o fracasso. Afinal, você nem sabe o que é sucesso pra você. Sem saber onde quer duas coisas podem acontecer: você termina o dia sendo arrastada para um negócio que não gosta ou desiste e volta pra CLT pois nunca está satisfeita com o resultado.


Por isso digo e repito: empreender vai muito mais do que vemos no Instagram. Por trás de uma conta com milhões de seguidores exige muita dedicação para fazer com que o saldo da empresa seja positivo no final do mês, para que o time de venda esteja alinhado, para lançar novos produtos, validar ideias, pra planejar os próximos passos e muito mais.


Ok, mas se um negócio não é o feed do Instagram. O que é uma empresa de sucesso?


Pra mim é o impacto positivo que você causa nas pessoas enquanto garante uma vida boa pra você e pro seu time. E nem sempre você vai conseguir, mas continuaremos tentando.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page